Para compreensão do ser é necessário contemplarmos todos os aspectos que o integram e de que maneira a mente atua na elaboração de uma realidade, ativando os mecanismos de defesa do organismo.
A presença de inúmeras patologias está intimamente ligada a composição da pessoa em sua integralidade, singularidade e complexidade, aspectos estes compostos por fatores biopsicossociais e espirituais.
“Psicossomática, em síntese, é uma ideologia sobre a saúde, o adoecer e sobre as práticas de Saúde, é um campo de pesquisas sobre estes fatos e, ao mesmo tempo, uma prática – a prática de uma medicina integral. (Filho, Mello, 2010, p. 29).
O entendimento do ser de forma integral é fator fundamental na abordagem psicossomática, uma vez que possibilita a compreensão ampla da importância de o indivíduo ser acolhido e percebido em todos os seus aspectos como ser uno. A psicossomática contempla, analisa e busca a compreensão de cada micro detalhe compartilhado pelo paciente para que seja possível entender o cenário como um todo.